INTRODUÇÃO:
Certamente você já ouviu falar de Jesus cristo. Não há quem se compare a ele na história da humanidade. Porém só ouvir falar é muito pouco, é preciso conhecê-lo, vamos nessa matéria procurar conhecer um pouco de Jesus e de suas naturezas.
1- O NOME JESUS:
O nome Jesus é a forma grega do hebraico "Jehoshua, Jeshua" (forma normalmente usada nos livros históricos pós exílio) e a forma grega do hebraico "Josué Yahweh" (o Senhor salva) .
O nome do nosso Senhor foi denominado Jesus, de acordo com as indicações do anjo a José (Mt 1.21) e a Maria (Lc 1.31). Quando aplicado a qualquer criança esse nome representa meramente a fé que os seus pais tinham em Deus como salvador de seu povo, ou a sua fé na futura salvação de Israel. Em relação ao filho de Maria designava a missão especial que ele vinha cumprir.
"E lhe chamarás por nome Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados dele", (Mt 1.21).
2- O NOME CRISTO:
Se Jesus é o nome pessoal, Cristo é o nome oficial do Messias. É o equivalente a "mashiach" do Antigo Testamento (de maschach, ungir) e, assim significa o ungido. Normalmente os reis e sacerdotes eram ungidos durante a antiga dispensação (Ex 29.7, Lv 4.3, Jz 9.8, 1Sm 9. 16).
Somente um exemplo de unção de profeta está registrada em 1Rs 19.16. O antigo Testamento se refere à unção do Senhor em Sl 2.2 e 45.7. O novo Testamento em At 4.27 e10.38. Cristo foi instalado em seus ofícios ou designados para estes desde a eternidade, mas historicamente a sua unção se efetuou quando Ele foi concebido pelo Espírito Santo em Lc 1.35 e quando recebeu o Espírito Santo por ocasião do seu batismo Mt 3.16, Mc 1. 10, L 3.22, Jo 1.3.
A palavra Cristo quando empregada pelos escritores do Novo Testamento, tem o artigo determinativo e quer dizer o Messias do Antigo Testamento Mt 16.16, Mc 8.29, Lc3.15.
3- MESSIAS X JESUS:
Quando Deus prometeu a Davi que o trono e o cetro permaneceriam na sua família para sempre (2 Sm 7.13), a palavra ungido adquiriu uma referência especial aos representantes da linha real de Davi (Sl 2,2) .
Quando as profecias começaram a anunciar a vinda de um rei procedente da linhagem de Davi, que seria o libertador do seu povo (Jz 23.5,6), cuja geração é desde o princípio, desde a eternidade (Mq 5.2-5), que se assentará sobre o trono de Davi para sempre (Is 9.6,7), a esse pertence - por excelência - o título de Messias (Dn 9. 25,26).
Jesus Cristo é o Messias que havia de vir. Como comprovamos palas evidências Bíblicas.
· Semente da mulher (mas não do homem), essa profecia se cumpriu (Gn 3.15, Mt 1.18,-25), no seu nascimento virginal.
· Semente de Abraão (Gn 22.18), da tribo de Judá (Gn 49.10), profeta semelhante a Moisés (Dn 18.15).
· Filho de Davi (Is 11.1).
· O tempo de seu aparecimento. Enquanto estivesse de pé o segundo templo (Ag 2.9, Mt 4.1).
· Lugar de nascimento, (Belém) . (Mq 5.2).
· Precedido de um precursor ( Is 40.3).
· Declarado Divino (Is9.6, Is7.14), Pai da eternidade, Emanuel".
· Natureza de seu ministério (Is 61.1-3, Lc4. 18-21).
· Sua crucificação (Sl 22).
· Seu sacrifício vicário (Is 53).
Todos esses aspectos da profecia se cumpriram em Jesus Cristo e não se pode aplicar a nenhum outro.
4- O NOME EMANUEL (DEUS ESTÁ CONOSCO):
Mencionado quatro vezes na Bíblia (Is 7.14, 8.8 e 10, Mt 1.23), o nome significa Deus está conosco e indica que a pessoa demonstrava a presença especial de Deus com seu povo.
Para nós cristãos, o termo Emanuel se refere ao próprio Jesus Cristo. Mt 1.23 declara que o nascimento virginal de Jesus, cumpriu a profecia de Is 7.14 . "A virgem conceberá e dará a luz a um filho e será o seu nome Emanuel". Mt 1.23 explica que Jesus era a explicação definitiva da presença de Deus no meio de seu povo.
A presença de Deus conosco é um conceito fundamental em todo o Antigo Testamento. O Senhor é mencionado como o que habita no meio de seu povo pelo menos 89 vezes.
A presença de Deus no meio de seu povo também é um conceito vital no Novo Testamento. Jesus cumpriu Ísaias 7.14 porque Ele era a plena demonstração da presença do Senhor no meio do seu povo, em seu ministério terreno, Cristo tornou-se o Deus encarnado que viveu entre nós (Jo 1.14).
Jamais o Senhor se identifica tão intimamente com o povo de sua aliança. Depois de sua ascensão, Jesus enviou o Espírito Santo para estar com o seu povo. (Jo. 14.16). Por meio da terceira pessoa da Trindade, Cristo está no meio da igreja, para protegê-la e abençoá-la. (Mt 28.20). E após o julgamento final, Jesus estará para sempre no meio do seu povo num novo céu e numa nova terra. (Ap 21.3).
5- A HUMANIDADE DE JESUS
Desde os primeiros tempos (concílio de Calcedônia), a igreja confessa a doutrina das duas naturezas de Cristo. Ou, seja, cem por cento Deus e cem por cento homem.
A natureza humana de Cristo é confirmada por diversos aspectos:
· Cristo tinha um corpo humano, podia ser visto, sentido, apalpado (1 Jo1.1).
· Ele nasceu, cresceu e alcançou a maturidade, apareceu em forma de homem, comeu, bebeu, dormiu.
· Ele foi chamado, Jesus Cristo, homem (1Tm2.5) e também o Filho do Homem, Semente da Mulher, Filho de Davi.
· Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo,...( Lc 24.39)
· Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi, segundo a carne (Rm 1.3).
· E crescia Jesus em sabedoria, em estatura, e em graça para com Deus e os homens, (Lc 2.52). Ele amou, chorou, simpatizou, teve todos os sentimentos próprios de um homem.
· Se Jesus Cristo não tivesse uma alma humana extremamente como tinha um corpo humano não poderia ser verdadeiramente um homem.
6- A DIVINDADE DE JESUS.
Ele era Deus a segunda pessoa da trindade.
6.1 O PRÓPRIO JESUS CONFIRMA:
a) "Eu saí e vim de Deus" Jo 8.38
b) "Eu e o Pai somos um". Jo 10.30
c) "O Pai está em mim e eu nele". Jo 10.38
d) Ele aceita e confirma a confissão de Pedro, em Mateus 26.17
6.2 OS APÓSTOLOS ENSINAM:
a) "Chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, (Deus conosco) Mt 1.23
b) "O Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" Lc 1.35
c) "E o verbo se fez carne e habitou entre nós... O unigênito do Pai" Jo 1.14
d) "Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" Cl 1.16
As duas naturezas de Cristo são a alma humana com suas faculdades e a substância divina com seus atributos. Essas duas naturezas se acham juntas na pessoa de Cristo. SOLA CRISTOS. Pb. Gilson dos Santos
FONTES: TEOLOGIA SISTEMÁTICA DE LOUIS BERKHOF, TEOLOGIA SISTEMÁTICA DE DAVID S. CLARK, TEOLOGIA SISTEMÁTICA DE AUGUSTUS HOPKINS STRONG, QUEM É QUEM NA BÍBLIA SAGRADA DE PAUL GARDNER, DICIONÁRIO DA BÍBLIA DE JOHN D. DAVIS.
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