quarta-feira, 6 de junho de 2012

JESUS CRISTO ESTÁ DE FÉRIAS

Vocês sabiam que muitos pregadores deram férias para o nosso Senhor Jesus cristo? Talvez seja porque esses pregadores estejam preocupados com as tarefas exaustivas de Jesus, pois afinal de contas ele trabalha desde a fundação do mundo.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus".

Na criação Ele estava lá," "No princípio criou Deus os céus e a terra". (Gn 1.1).

 Na criação do homem Ele estava lá,"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança". (Gn'.26a).

Jesus disse:"meu pai trabalha até agora e eu também trabalho" (Jo 5.17).

Provavelmente esses pregadores em uma crise transbordante de "piedade" deram férias para Jesus, e o pior é que essas férias foram compulsórias, sem chances de recusa, e no pacote de piedade alguns também deram férias ao Espírito Santo.

O interessante é que o lugar de Jesus foi imediatamente substituído, sabe por quem? Pelo homem, é isso mesmo pelo homem, e em alguns casos pelo próprio pregador.

Alguns pregadores tratam Jesus como "eminência parda", o coloca em uma cadeira lá no cantinho do púlpito, sem direito a falar nada, a não participar de nenhum momento do culto, outros o colocam no último banco da igreja, como um mero ouvinte e outros tantos nem o permitem entrar na igreja, ele fica do lado de fora, e de preferência bem longe.

Observem que estamos falando de pregadores, não estamos falando de igrejas, pois a igreja pertence ao nosso Senhor Jesus.

Vocês já perceberam alguns ditos que mostra o quanto a igreja é atribuída ao homem, por exemplo: "Eu sou membro da igreja do pastor fulano,". Quem disse que a igreja é do pastor fulano? A Bíblia por acaso se refere assim ao falar das igrejas? Claro que não! Ela se refere à igreja de Tessalônica, de Laudiceia, de Éfeso e assim por diante. Ela nunca se refere à igreja de Paulo, de Timóteo, De Barnabé.

Cristo, ele é a cabeça da igreja, o apóstolo Paulo deixa isso bem claro ao escrever aos coríntios.

"Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter primazia". (Cl 1.18).

Isso significa Que Jesus é o líder da igreja. Ele sempre ocupará o lugar de destaque, que em todas as coisas Ele tem primazia, Ele será o primeiro. Deus não divide sua glória com ninguém. Além do que, as portas do inferno, jamais prevalecerão contra a igreja.

Pregar é uma das mais árduas e gloriosas tarefas reservadas ao ser humano já dizia John Stott, baseado nas palavras de Paulo.

"Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, os que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel". (1Co 4.1-2).

A palavra que foi traduzida como ministro no original é "upereta", que significa: O mais inferior dos servos, que deveria prestar serviços até mesmo antes de morrer.

O pregador é um despenseiro dos mistérios de Deus, ou seja, da auto-revelação que Deus confiou aos homens e é preservada nas Escrituras. Isso significa que o pregador tem a responsabilidade de se colocar diante das pessoas para falar em nome de Deus. O pregador tem que ser encontrado fiel (pistos). Fiel às Escrituras. Ele não pode falar de si, jamais um culto poderá ser para exaltar o pregador como muitas vezes temos presenciado.

Sabemos que Deus jamais divide sua glória com quem quer que seja, quem somos nós, se não trapos de imundícias, trapos de imundícias irmãos, são trapos sujos de sangue oriundos de mulheres em dias de menstruação, que na época eram consideradas impuras, imundas. É só olhar, pesquisar no original.

Se querem homenagear o pregador ou quem quer que seja, que é justo e salutar, que o façam, mas fora do culto, o culto é para Deus, e sempre deverá apontar para a cruz de Cristo, se não for assim não é culto, é apenas um discurso.

Alguns pregadores usam um chavão interessante, porém muito sério e perigoso, costumam dizer: Hoje Deus me falou! Sabe porquê falam assim? Porque é uma técnica de convencimento, que impossibilita aos menos preparados qualquer tipo de questionamento, pois quem vai questionar uma coisa que supostamente foi atribuída a Deus? Como diria Boris Casoy, "isso é uma vergonha".

Creio que Deus pode falar aos homens, porém sabemos que o meio próprio para sua comunicação é a sua Palavra, as Escrituras Sagradas; Cristo deixou isso muito claro na parábola de Lázaro e o rico.

Outra prática antropocêntrica é o pregador chamar a atenção do auditório constantemente para si, quando isso é feito como técnica de oratória para prender a atenção do auditório é até válido, porém não podemos deixar de dizer "olhem para Cristo", isso é o mais importante, olharmos para Cristo.

Observa-se também que muitas igrejas vivem hoje através de campanhas, seus lideres procuram alimentar o rebanho com campanhas. Sabemos que o alimento espiritual do homem remido é a palavra de Deus. É campanha dos sete dias disso, é campanha dos quarenta dias daquilo, e eu pergunto: Alguém pode me dizer se na Bíblia está especificado alguma campanha para crescimento da igreja e edificação de seus membros?

O certo é que, as campanhas se vão e o homem volta ao que era, porém com o conhecimento da Palavra não é assim! O nosso Senhor nos ensinou:

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (Jo 8.32)

Outra coisa que está muito na moda é o pregador tecer elogios ao auditório. A igreja só se tornará propícia quando for triunfante, enquanto militante ela será formada por pecadores que carecem da misericórdia de Deus. Atitudes meramente antropocêntricas, onde se procura exaltar o homem, colocar o homem no centro do palco, em busca de ibope.

O protagonista nunca foi e nem será o homem, o protagonista é o nosso Senhor Jesus Cristo, foi Ele quem morreu naquela horrível cruz, em nosso lugar, para nos salvar. Quem é o homem? Senão como depravado, totalmente atolado no lamaçal do pecado.

A Bíblia se refere ao homem como pecaminoso por natureza

"Eis que em iniquidade fui formado, em pecado me concebeu minha mãe"(Sl 51.5)

"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente".(Gn 6.5). Esse é então o estado natural do homem.

Poderia a Palavra de Deus mostrar mais claramente do que faz? Que a depravação é total? O quadro é de morte, morte espiritual. Somos como Lázaro em seu túmulo; mãos e pés amarrados; fomos tomados pela corrupção.

Assim como não havia qualquer lampejo de vida no corpo morto de Lázaro, assim também, não há centelha interna receptiva no coração do homem. É o que diz o teólogo W. J. Seaton.

Mas Deus opera milagres, tanto com o fisicamente morto, quanto com o espiritualmente morto como podemos comprovar na carta de Paulo aos Efésios:

"E vos vivificou estando vós mortos em ofensas e pecados" (Ef 2.1).

Amados, fundamentado nesta palavra, quando vivificados por Cristo, é que o pregador poderá tecer elogios aos congregados, quando os seus membros forem lavados regenerados, purificados, pelo Sangue precioso do nosso Senhor Jesus Cristo e santificados pelo poder inefável do Espírito Santo. Em assim sendo, o mérito será somente de Cristo. Que purifica o homem. SOLA SCRIPTURA, SOLI DEO GLORIA. Pb. Gilson dos Santos.  

Nenhum comentário: