segunda-feira, 28 de março de 2011

NA SALA DO CONSELHO

Amados presbíteros. Hoje vamos fazer um comentário sobre as características que um servo do senhor deve ter e conservar para o bom exercício do presbítero, fundamentado na palavra de Deus, a quem devemos toda honra e toda glória.
 
Fiel é a palavra: se alguém aspira o episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante,, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento,  porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito, pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da  igreja de Deus? ; não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do Diabo. Pelo contrário, é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do Diabo.“ (1Tm 3. 1-7).
 
Amados, lendo atentamente o texto, concluímos facilmente que para permanecermos na sala do conselho temos que ter, pela misericórdia de Deus algumas qualidades, e estar sempre buscando  em Deus manter essas qualidades, fundamentadas na capacitação eficaz do Espírito Santo . S. Paulo, com seu estilo franco e positivo dá as medidas exatas da estatura de um presbítero, como relata F. Martins em seu livro OFÍCIO DE PRESBÍTERO  e essas medidas parecem obedecer uma escala crescente, que são as seguintes:
 
a)      No plano comum - Deve ter bom conceito individual. (v 2)
b)      No estado social -  Deve ser casado. (v 2)
c)      No meio em que vive - Deve ter boa reputação. (v 2)
d)      No desenvolvimento mental - Deve ter preparo intelectual. (v 2 ) “ensinar”
e)      No modo de proceder - Deve, ser moderado e cordato. (v 3)
f)      No trato com o dinheiro- Deve ser desprendido. (v 3)
g)      Na influência sobre o seu meio - Deve ter capacidade de comando. (v 4e5)
h)      Na capacidade de comando - Deve ter experiência do lar. (v 5)
i)      Na religião -  Deve ter experiência. (v 6)
 
Quem tem de impor as mãos, com os ministros, na ordenação, quem precisa influir na vida da comunidade, quem tem de enfrentar oportunidades e responsabilidades, que determinam a condição de uma igreja, quem tem que muitas vezes de ir à frente de ministros nas  iniciativas e empreendimentos, precisa reunir uma  soma de adjetivos que o próprio homem reconhece como necessária e Deus muito mais. Um Deus sábio como é o nosso Deus, é um Deus também de ordem.
 
Ao inspirar ao homem a instituição do presbiterato, só poderia ter feito obra completa sugerindo a fôrma  em que se modelariam os ocupantes do cargo e normas de condutas que o dignificassem. Foi na inspiração divina, que verificou-se, que o presbítero precisa reunir qualidades já citadas e ainda mais, ter outras como:
 
  1. Espiritualidade, para promover o crescimento espiritual do rebanho, “quando nossa alma progride, nossa obra progride”.
  2. Conhecimento da Palavra de Deus, para dar a razão de sua fé.
  3. Ter bom senso, homens cheios de arestas e picuinhas criam problemas para a igreja e para os concílios, o bom senso infunde espírito prático e realizador.
  4. Bom trato e presteza, condições necessárias  para um contato benéfico com os crentes.
  5. Ter experiência com os altos e baixos da vida, para ser humano com os irmãos, ter simpatia e regozijar-se com os que se regozijam e chorar com os que choram.
  6. Ser prudente, não alimentar cochichos e fofoca; preocupar-se com as causas e não com os causadores de problemas.
  7. Não fechar suas portas aos crentes e sempre atender as ovelhas.
 
Diante de tudo isso, amados presbíteros, temos que  constantemente buscar a orientação de Deus, para cumprirmos fielmente  e com muito amor e responsabilidade a função que Deus colocou em nossos ombros para pastorearmos o seu rebanho e permanecermos na sala do conselho. Que Deus nos abençoe e nos guarde debaixo de sua graça, certos de que o Deus que nos chamou também nos capacitou. TCHAU, te vejo na sala do conselho. - Fonte, O OFÍCIO DE PRESBÍTERO- F. MARTINS - Pb. Gilson dos Santos
 
Soli deo Gloria
 

Nenhum comentário: