segunda-feira, 28 de março de 2011

SER CRISTÃO É TER COMPROMISSO

Amados, estamos alegres porque provavelmente “nunca na história deste país” tivemos o aparecimento de tantas igrejas evangélicas que surgem em cada esquina, os meios de comunicações estão repletos de programas evangélicos, a música gospel é tocada com freqüência nas rádios e televisão, isso é bom, porém uma pergunta não nos deixa tranqüilizar, embora crermos firmemente na soberania de Deus, que ele governa tudo e sempre está no controle de tudo.
 
QUE TIPO DE CRISTIANISMO ESTÁ SENDO FORMADO? Sabemos também que não somos o dono da verdade absoluta, mas sabemos onde encontrá-la, a verdade absoluta se encontra nas Sagradas Escrituras (SOLA SCRIPTURA) e ela  orientará quanto ao compromisso de um verdadeiro cristão, diante de Deus e da sociedade, pois temos de ser luz do mundo e sal da terra, fomos chamados para testemunhar o Jesus Cristo, o Deus encarnado, o salvador, o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas, o reconciliador, fomos chamados de embaixadores, e eu pergunto, como deve se apresentar um embaixador? Qual o conhecimento e a postura de um embaixador? Olha bem! Nós somos embaixadores do Rei dos Reis, o Senhor eterno e imortal. Vamos as Escrituras.
 
A mão do Senhor estava com eles, e muitos crendo, se converteram ao Senhor. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém, e enviaram Barnabé até Antioquia, Tendo ele chegado e, vendo graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.,  ... , Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos “ (At 11.21-26).
 
Observem que o verso 24 fala das qualidades de Barnabé, e essas qualidades devem caracterizar um verdadeiro cristão.
 
  1.     OBEDIÊNCIA
Havia um concílio em Jerusalém, e esse concílio enviou a Barnabé e acredito que foi à moda de Jesus, “sem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro”. E ele obedeceu,  primeiro a Deus e depois as ordens do concílio, ali ficaram por todo um ano, ele e Paulo, ensinando e dando testemunho para grande multidão (v 26). Amados a obediência é fundamental na vida de um cristão, temos que obedecer a Deus, aos nossos concílios, as nossas autoridades, sem subterfúgios, sem tentar dar um jeitinho, sem mascarar a ordem, ou seja, quando não obedecemos estamos contrariando a  doutrina da soberania de Deus, além do mais obedecer é melhor que sacrificar.
 
  1. FIDELIDADE
Eles passaram ali um ano ensinando fielmente aquilo que Jesus havia ensinado, sem alterar as verdades do arrependimento, da salvação somente em Cristo, da crucificação, do sangue vertido, da expiação, da justificação, da adoção, da santificação, da ressurreição, do juízo, etc. Será que estamos hoje pregando as verdades bíblicas? Ou estamos buscando agradar a homens, com a prosperidade, a cura o poder, a boa vida, ao tudo posso,  em contradição à moda de Jesus, sem bordão, nem  alforje, nem pão, nem dinheiro! É claro que tudo isso Deus pode dar, mas “buscai em primeiro lugar o seu reino, onde está o teu tesouro? O do verdadeiro cristão tem que estar no céu. A fidelidade ali foi tão grande, que eles foram chamados pela primeira vez de cristãos. (v 26)
 
  1. COMUNHÃO
Observem os versos 20 e 21 eles foram dispersos, porém os que eram de Chipre e de Cirene que foram para Antioquia, falaram também aos gregos, eles permaneceram unidos num mesmo propósito de anunciar a palavra aos gregos, pregando o evangelho, a unidade era em tono do nosso Senhor Jesus Cristo, unidade que deve nos nortear como cristãos, unidade que fez Barnabé ir atrás de Saulo em Tarso ficado juntos por todo um ano e colhendo grandes frutos.
 
  1. SANTIDADE
“Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e fé”. O homem não pode ser cristão e andar na carne, não pode ser cristão e buscar as coisas desse mundo,  não pode ser cristão e servir a dois senhores, ou ele serve a Deus ou ao diabo, não tem meio termo, ou ele obedece ou desobedece, ou ele serve ou procura ser servido, ou ele tem amor pelas almas perdidas ou não está nem aí. O verdadeiro cristão tem que buscar a santidade que é obtida somente pela graça e misericórdia do nosso Senhor, pois a nossa natureza é pecaminosa, mas fomos lavados pelo sangue do nosso Senhor Jesus Cristo e nele somos mais que vencedores. Vencedores na angustia, nas tribulações, nas perseguições, e que não tem nada com prosperidade, como muitos querem insinuar.
 
Estamos felizes com o surgimento de muitas igrejas evangélicas, mas que Deus tenha misericórdia de todas, para que preguem o verdadeiro evangelho de Cristo e formem verdadeiros cristãos, obedientes, fies, comprometidos com a palavra, santificados, e que a minha igreja continue caminhando nesse sentido pelo poder do Espírito Santo sabendo que se não for assim Deus cobrará de nós. “A QUEM MUITO SE DÁ, MUITO SE COBRARÁ”.  (SOLI DEO GLORIA). Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos
 
Soli Deo Gloria!
 

Nenhum comentário: