domingo, 6 de março de 2011

Tema: A BENÇÃO DE SER DIÁCONO

"Ora, naqueles dias, crescendo o número de discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas  eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram, não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois  irmãos, entre  vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, os quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós  preservaremos na oração e no ministério da palavra." (At 6.1-4)

    

Amados irmãos diáconos, no último domingo, dia 27 de fevereiro de 2011, fiquei muito feliz quando ao procurar o nosso irmão diácono Noel, homem piedoso e temente a Deus, para pedir-lhe  ajuda para uma irmã que passa por dificuldade  financeira e  fui atendido com muito amor e carinho, dando solução para o problema.  Agradeço a  Deus pela vida de nossos diáconos. Gostaria de relembrar aos amados da importância desse ministério e as qualidades que o diácono deve possuir, à luz das Escrituras.


O diaconato é um modelo do novo testamento, como vemos no texto acima. Foi  direção do Espírito Santo que levou a igreja do velho testamento a criar o diaconato. A sabedoria trouxe à luz o diaconato, dando-lhe existência, e ele tem assim uma finalidade divina, sendo assim, os diáconos devem ser ungidos e com características especiais de um servo do Senhor.

 

Com base em At 6.1-4, vamos destacar algumas qualidades do diácono, dadas unicamente pela misericórdia de Deus, sem nenhum merecimento pessoal e com o propósito da edificação da igreja.

 

1. BOA REPUTAÇÃO – (v 3). A palavra grega que traduz por testemunha e donde vem o vocábulo "mártir" relaciona-se com ela e tem aqui o significado de pessoa de quem os homens falam somente coisas boas. Não importa o que um homem possa dizer de si mesmo; o que vai pesar na balança é o que os de fora da igreja dizem dele. Os diáconos devem ser pessoas que gozem de boa reputação no consenso popular.

 

2. CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – (v 3). O diácono deve ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, o vocábulo grego que traduz a palavra cheio é "plere" significa, coberto inteiramente, permeado totalmente por alguma coisa, completo, não faltando em nada, denotando portanto, sinceridade absoluta, dedicação, de corpo e alma. Para o diácono constitui um chamado para grandes ações.

 

3. CHEIO DE SABEDORIA – (V 3). O diácono deve ser uma pessoa cheia de sabedoria, sabedoria aqui, não significa que o diácono deve ser um homem letrado. Os homens de muitas letras nem sempre são sábios. A vida e o ministério de qualquer pessoa, poderá de fato ser mais ricos e de maior êxito quando está presente uma erudição verdadeira. Não obstante, a sabedoria aqui exigida, é a de elevada ordem espiritual. Á luz das responsabilidades do ofício para o qual foi separado.

 

4. CHEIO DE FÉ – Como Estevão - (v 5).  O diácono deve ser homem cheio de fé. O homem torna-se irresistível, quando revestido do Espírito e cheio de fé. Uma das qualidades apontadas por Paulo em 1Tm 3.9: Que o diácono guarde o mistério da fé em uma pura consciência, mistério no novo testamento  quer dizer "segredo revelado". Refere-se  à completa revelação de Deus que está em Jesus Cristo. Assim o credo do cristão è aquilo que ele crê acerca de Cristo. O diácono deve firmar bem isso em seu coração, de modo inabalável, como o fato central de sua razão de ser.

 

5. HOMEM DE NEGÓCIO – (V3). Em outras traduções, temos a palavra serviço, no lugar de negócio, que no grego aqui a palavra é "chreia", que fundamentalmente significa, necessidade. O diácono é um servo de Deus a serviço da igreja, por isso tem ele que aparelhar a sua vida com as necessidades dos membros de sua igreja.

 

Podemos então dizer, que ser um diácono, é  atender um chamado de Deus e ter a consciência de que o ofício do diaconato requer do servo do Senhor qualidades que só podem ser obtidas  quando nos colocamos aos pés da Cruz, totalmente submissos à vontade do Pai e atentos à voz do Espírito Santo. Que Deus continue abençoando os nossos amados diáconos. Fonte: O DIÁCONO NA BÍBLIA- ROBERT E. NAYLOR. Fraternalmente, em Cristo. Pb. Gilson dos Santos.

 

A Deus toda a glória!

Um comentário:

Virgínia Venancio disse...

Parabéns pela postagem!! Verdadeiramente os nossos diáconos são benção do Senhor para a vida da Igreja.