quarta-feira, 6 de abril de 2011

As Teofanias e a Contemporaneidade

Um amado homem de Deus de nossa igreja fez a seguinte pergunta: amados em Cristo, faço uma pergunta aos amados? As teofanias são contemporâneas? Ou seja, acontecem nos dias atuais ou estão restritas ao AT e NT? E acabou gerando a seguinte resposta também de um amado homem de Deus de nossa igreja, a qual faço questão de reproduzi-la para nossa reflexão:
 
Teofania é uma palavra de origem grega " THEOPHANIA ", que significa uma manifestação sinsivel da glória de Deus, através de anjos ou coisas  da natureza (ordinárias ) ou extraordinárias (sobrenaturais) .
 
Há sem dúvida uma certa uniformidade na natureza; há leis que governam as causas secundárias do mundo físico e elas representam  o método usual polo qual Deus age na natureza, ja dizia  Louis Berkhof,  mas Deus também atua de maneira extraordinária, pois ele criou  todas as coisas e age como quer.
 
Em geral os milagres acompanham uma revelação ou  um mensageiro de Deus,  em geral ocorrem nas grandes crises da vida moral do mundo, como, na libertação do povo do Egito, no treinamento desse povo para Deus, no conflito de Elias com o paganismoe na manifestação de Jesus Cristo; não deve ser esperada onde a lei natural é suficiente; não deve ser esperada onde a revelação é suficiente 'A BÍBLIA". Pergunto: a bíblia é por acaso insuficiente?
 
Porém as escrituras jamais afirmaram ter passado a era dos milagres. As escrituras dão o seu testemunho, leia Jo 14.12,  Mc 15.17,18. Muitos sinais maravilhas e juízos são preditos para a época da consumação da história humana, portanto podemos concluir que a TEOFANIA pode ser contemporânea, porém temos que ter muito descernimento para não sermos confundidos com manifestações meramente emotivas, estéricas,pisicóticas, e até mesmo enganosas, movidas pela vontade do homem onde Deus não tem nada com isso. Fratrenalmente em cristo, Pb. gilson dos Santos
 
Soli Deo Gloria!
 

Nenhum comentário: