terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tema: O VERDADEIRO DISCÍPULO DE CRISTO

Texto: "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a (Jo 8.31-32)

TEMA: O verdadeiro Discípulo de Cristo

INTRODUÇÃO:

Fazendo a contextualização anterior desses versículos, observamos que Jesus fala de sua morte,  ressurreição e ascensão mostrando claramente dois caminhos para o homem e que nem todos serão salvos, alguns não poderão ir onde Jesus está indo, o único caminho da salvação é crer. (BEG).

Observamos também que Jesus fala inicialmente a um grande grupo, defendendo a sua missão e autoridade, depois suas palavras são dirigidas ao grupo dos judeus que creram nele.

Na pregação do evangelho ocorre o mesmo procedimento, falamos e divulgamos as boas novas de salvação a grandes multidões, porém o grupo dos que crêem é geralmente reduzido e mesmo neste gruo reduzido fica ainda a pergunta: quais são verdadeiramente discípulos de Jesus.  Daí, devemos trilhar o caminho indicado por Jesus, tão bem exposto nestes versículos

O verdadeiro discípulo de Cristo é aquele que precisa:

1  Crer nas palavras de Jesus.

1.1-Crer que Jesus Cristo é o filho de Deus. (Mt 3.17). Quando Jesus Cristo estava sendo batizado por João Batista uma voz que desceu dos céus, dizia: Este é o meu filho amado em que me comprazo (regozijo, deleito).

1.2- Crer que Jesus Cristo expiou os nossos pecados na cruz. (Mt 26.28, 1Jo 1.7)

Expiação significa , purificar, lavar, cobrir sofrendo uma penalidade ou castigo. Jesus sofreu esta penalidade por nossos pecados na cruz do calvário

1.3- Crer que Jesus Cristo venceu a morte ressuscitando dentre os mortos. (Ro 6.5)

Jesus foi exaltado na sua ressurreição. Sem se sujeitar à corrupção da morte,   ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, por seu próprio poder.

1.4- Crer que em Jesus Cristo temos vida e vida em abundância. (Jo 10.10)

Cristo nos dá vida e vida em abundância porque a vida que ele nos dá é a vida eterna.

1.5-Crer que Jesus Cristo voltará. (At 1.11)

Os anjos estão falando da volta futura de Cristo onde a sua causa alcançará triunfo completo, e então começará uma era de glória e de justiça.

2- Conhecer as palavras de Jesus

2.1- Conhecê-lo como o pão da vida. (Jo 6.35)

Esta é a primeira das sete vezes que Jesus usa esta expressão "Eu sou". A declaração "Eu sou o pão da vida" informa-nos que Cristo é o alimento  que nutre a nossa vida espiritual.

2.2- Conhecê-lo como o bom pastor. (Jo 10.11)

Jesus declara que ele é o bom pastor prometido nas profecias demonstrando o cuidado terno, zeloso e devotado que Ele tem pelo seu povo.

2.3- Conhecê-lo como a luz do mundo. (Jo 8.12)

Jesus é a luz verdadeira, Ele remove as trevas e o engano iluminando o caminho certo para Deus e para a salvação.

2.4- Conhecê-lo como salvador dos perdidos. (Mt 18.11)

A humanidade se achava perdida e sem rumo, devido ao pecado que nos afastou de Deus. Ele, porém, elaborou um plano de salvação para o homem, oferecendo o seu próprio filho para resgatar e reconciliar novamente o homem com Ele, portanto Jesus cumpriu fielmente a ordem do Pai vertendo o seu sangue na cruz do calvário.

3- Permanecer nas palavras de Jesus.

3.1 Permanecer ligado a Cristo Jesus (Jo 15.4)

Permanecer ligado a Cristo é receber dele a seiva necessária para o nosso crescimento espiritual e para produzirmos frutos dignos, frutos do Espírito.

3.2 Permanecer nos mandamentos de Jesus (Lc 13.34)

É obedecermos ao que Ele nos ordenou, e sermos servos fies e leais, é termos uma vida de santidade, exalando o seu doce perfume.

3.4 Permanecer fieis à sua palavra (Jo 17.17)

Muitos têm alterado a sua palavra, dando interpretação fora dos propósitos da revelação divina, tentando arrastar até os eleitos, portanto devemos permanecer fiéis à sua palavra.

CONCLUSÃO:

Se crermos em Jesus, conhecermos as suas palavras e  permanecermos fieis a Ele, seremos libertos do jugo do pecado, do salário do pecado que é a morte espiritual; seremos reconciliados com o Pai, confortados, guiados pelo Espírito Santo transformados e estaremos com Ele e habitaremos para todo o sempre na casa do Senhor, como diz o salmista, para todo o sempre na glória celestial. Amém.

SOLUS CHRISTOS. Fraternalmente em Cristo Pb,Gilson dos Santos.

Nenhum comentário: