terça-feira, 2 de agosto de 2011

OS ATRIBUTOS DE DEUS

Caros leitores, este tema é muito interessante e todo servo do Senhor deveria buscar conhecer melhor de Deus, porém quando falamos dos atributos de Deus nos sentimos tão impotentes, porque Deus é tão sublime que as nossas palavras nunca poderão descrever verdadeiramente e na integra sobre os atributos de Deus.

Como pode o finito descrever em sua totalidade o Infinito, como pode a criatura expressar convenientemente o Criador, como pode o impuro descrever na plenitude o Santíssimo? Contudo Deus se revela a nós através das Escrituras (SOLA SCRIPTURA).

"A Bíblia nunca opera com um conceito absoluto de Deus, mas sempre o descreve como o Deus vivente, que entra em várias relações com as suas criaturas, relações que indicam atributos diferentes. Em geral podemos dizer que a bíblia não exalta um atributo de Deus em detrimento dos demais, mas os apresenta como existente em perfeita harmonia com o Ser Divino. Ora um ora outro atributo recebe ênfase, mas as Escrituras tenciona evidentemente dar devida ênfase a cada um deles. O ser de Deus é caracterizado por profundidade, plenitude, variedade e uma glória que excede nossa compreensão, e a Bíblia apresenta isso como um todo glorioso e harmonioso, sem nenhuma contradição inerente. E essa plenitude de Deus acha expressão nas perfeições de Deus, e não, doutra maneira." (Louis Berkhof).

"A Bíblia é às vezes criticada por causa de seus antropomorfismos, quando Deus é apresentado mediante analogias humanas, porém isso se torna na realidade uma benção. Deus se revelando de uma maneira compreensível para o homem.  Como podem os homens melhor entenderem a Deus? Que mais os poderiam aproximar de Deus se não conhecê-lo como um ser espiritual exatamente como eles mesmo? Se a única maneira pelo qual Deus se nos pudesse revelar fosse o vocabulário de uma ciência desconhecida a que não pudéssemos atribuir sentido algum, quão longe ficaria Ele de nós visto Deus transcender muitíssimo às nossas percepções." (David S. Clark).

O termo atributos é rejeitado por vários teólogos por transmitir a idéia de que se pode acrescentar algo ao ser Divino, no entanto vamos utilizá-lo por uma questão didática.

Quanto à classificação, há também divergências, vamos classificá-los em: Atributos incomunicáveis e comunicáveis, por ser a classificação mais utilizada.

Os atributos de Deus podem ser definidos como as perfeições que constituem os predicados do Ser Divino ou que são visivelmente exercidos por Ele em Suas obras de criação, providência e redenção. (Louis Berkhof).

1-      OS ATRBUTOS INCOMUNICÁVEIS

São aqueles que nada análogo existe na criatura, como:

a)       Existência Autônoma de Deus- Deus é auto-existente, ou seja, Ele tem em si mesmo a base de sua existência (Jo 5.26)

b)       Imutabilidade de Deus- É a perfeição pela qual não há mudança nele. Não há mudança em seu ser, em sua perfeição, em seus propósitos e em suas promessas. Seus princípios morais e suas volições permanecem os mesmos ( Ex 3.14; Sl 102.26-28; Is 41.4; Rm 1.23; Hb 1.11,12 ).

c)       Infinidade de Deus- Deus é isento de toda e qualquer limitação Ele não é limitado de maneira alguma, ( Sl 145. 3; Mt 5.48 )

*Onisciência de Deus, Deus sabe todas as coisas e é absolutamente perfeito em seu conhecimento. (Jó 11.7,8)

* Onipotência de Deus- Deus pode realizar e fazer acontecer tudo quanto ele quer. O poder de Deus não conhece limites ou restrições. ( Jó 42.2; Gn 18.14 ).

* A onipresença de Deus- Deus está presente em todos os lugares, estando presente na crição e na vida dos indivíduos. ( Sl 139.7-10; Mt 18.20)

* A eternidade de Deus – Deus tem existido desde a eternidade e há de existir eternamente, nunca teve princípio, nunca há de ter fim. ( Sl 90.2; Ex 3.14; IIPe 3.8).

d)       A unidade de Deus- Deus não está dividido em partes.

        Unitas sigularitatis - Se refere à unicidade de Deus, Ele é numericamente um e como tal Ele é único. (I Co 8.6; IRs 8.60; Dt 6.4).

        Unitas Simplicitatis- Deus está livre de divisões em partes, Deus não é composto e suscetível de divisão em nenhum sentido da palavra.

2-      Os atributos comunicáveis

3-      São aqueles atributos com os quais as propriedades do espírito humano têm alguma analogia como, poder bondade misericórdia, retidão e outros.

a)       Santidade- Deus é santo tanto em transcendência (livre  e independente de tempo e espaço), quanto em pureza moral (separado de tudo que é pecaminoso )  I Sm 2.2; Sl 99; Ap 15.4; Is 57.15; 1Pe 1.15,16)

b)       RETIDÃO E JUSTIÇA DE DEUS

Num certo sentido esses atributos são manifestações da santidade de Deus, a retidão e a justiça sã expressas ao tratar  Deus com os homens. ( Sl 116.5; Sl 145. 17; Jr 12).

c)       MISERICÓRDIA E BONDADE

Esses atributos significam em geral, tanto a bondade quanto a compaixão de Deus, o amor de Deus em sua relação  com os obedientes e os desobedientes entre os filhos dos homens. A bondade leva Deus conceder aos seus filhos obedientes sua benção constante e especial. ( Sl 103.8; Dt 4.31; Sl 36.15; Lc 15.11-32

d)       AMOR DE DEUS

Deus é amor, o que significa que ele se doou eternamente aos outros, os objetos do amor de Deus são Jesus Cristo seu filho unigênito e os crentes em seu filho. Deus ama o mundo constituído de pecadores e ímpios, o amor de Deus se revela fazendo infinito sacrifício para a salvação do homem, através de seu filho concedendo pleno e completo perdão aos arrependidos, lembrando-se dos seus filhos em qualquer circunstâncias da vida.  ( Jo 3.16; Jo 4.8,16; 1Jo 3.16; Mt 3.17; Jo 17.24; Rm 5.18; 1Tm 2.4; Is 38.17; Is 63.9 )

e)       A SOBERANIA DE DEUS

Esta é o absoluto direito que tem Deus de governar e dispor  de todas as suas criaturas do jeito que lhe aprouver, ela se baseia em: Sua infinita superioridade, seu absoluto direito de posse como criador, na absoluta dependência de todas as coisas para com ele, tanto para sua existência como para a continuação dessa existência. ( Dt 4.35; Mt 20.15; Rm 9.21;)

Conclusão

Amados, espero que este breve estudo dos atributos de Deus, contribua para seu crescimento no conhecimento de Deus e que você possa recorrer sempre às Escrituras, que é a fonte inesgotável da revelação . Conhecendo mais de Deus você poderá melhor glorificá-lo e não ser levado por toda sorte de doutrinas, desviando-se das heresias que tem sido arma nas mãos do inimigo. (SOLA SCRIPTURA). Fraternalmente em Cristo, Pb. Gilson dos Santos. Fontes: 1- Teologia Sistemática de Louis Berkhof, 2- Compêndio de Teologia Sistemática de David S. Clark.

Nenhum comentário: