terça-feira, 2 de agosto de 2011

ÉTICA CRISTÃ - UMA TOMADA DE DECISÃO

A palavra ética é uma palavra de origem grega, ethos significando costume ou hábito, com o passar do tempo tomou outro sentido passando ser entendido como um conjunto de ideais, princípios ou condutas humanas aprovadas por uma sociedade, grupo ou cultura.


Quando falamos em ética cristã, entendemos que nos referimos ao modo como deve se portar o cristão em suas decisões e condutas, diante de si mesmo, da sociedade e, principalmente, diante de Deus.


Nós temos uma regra de fé e prática que é a Bíblia e entendemos que a ética cristã deve estar diretamente relacionada com a palavra de Deus. Ela nos orienta em nossa conduta. Devemos  seguir os ensinamentos por ela preconizado.


Jesus Cristo nos ensina  em Mateus 22.37-40."Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."


Devemos, acima de tudo, amar a Deus intensamente e também ao nosso próximo, (as pessoas como se fossem nós mesmo). A ética cristã não pode ser distanciada do ensino bíblico, devemos seguir o que recomenda Tiago: "Porque se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural, pois a si mesmo si contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realiza." (Tg 1.23-25)


Os primeiros reformados não faziam distinção entre "ética" e "dogmática". Doutrina e vida eram uma só coisa.  A doutrina bíblica era admirada corretamente como a fonte e o fundamento essencial do viver cristão e um viver santo era a aplicação necessária da doutrina sã. Portanto, inicialmente, a ética estava envolta em toda a forma de ensino doutrinário, incluindo sermões, confissões, catecismos e tratados. (Nelson Kloosterman).

Podemos entender que:


a) A ética cristã deve ser cristocêntrica, centrada em Jesus cristo, caracterizando tudo que está associada com a fé, seguir o padrão estabelecido por Cristo.

b) Deve ser fundamentada na soberania de Deus.

c) Deve visar à glória de Deus, como alvo de todas as coisas, principalmente do viver cristão.

d) Deve ser sustentada pela justificação e santificação.

e) Deve demonstrar que, a restauração da imagem de Deus que foi perdida com o pecado, é o alvo do evangelho, o propósito da salvação e a plena expressão da vida cristã, naqueles que estão unidos com Cristo


Então, amados, como novas criaturas em Cristo, os crentes devem ser renovados em conhecimento, justiça e santidade, de acordo com a imagem do seu Criador e de seu Senhor Jesus Cristo. (Cl 3.9,10)


"E todos nós com o rosto desvendados, contemplando, como por espelho, a glória do  Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o  Espírito".( 2Co 3.18)


E para concluir, vamos transcrever um comentário de João Calvino, sobre o texto de Tiago 4.24. "E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade."


Adão foi inicialmente criado a imagem e a semelhança de Deus, para que pudesse refletir, como por um espelho, a justiça de Deus, mas aquela imagem havendo sido apagada pelo pecado, tem de ser agora restaurada em  Jesus Cristo.


A regeneração dos santos, na verdade, outra coisa não é, a luz de Corintios 3.18 , senão o reforma da imagem de Deus  nos homens, mas a graça de Deus, na segunda criação é muito mais rica e poderosa que na primeira. 


Todavia a Escritura apenas leva em conta que a nossa mais elevada perfeição consiste em nossa conformidade e semelhança com Deus. Adão perdeu a imagem que originalmente recebera, portanto, é necessário dizer que ela nos será restaurada por meio de Cristo. Por isso, o apóstolo ensina que o desígnio da regeneração é conduzir-nos de volta do erro àquele fim para o qual fomos criados. (João Calvino).


Caros leitores, esperamos que este breve texto possa contribuir em nossas tomadas de decisões, pois em todas elas, devemos refletir a imagem do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (SOLE DEO GLORIA). Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos. Fonte: VIVENDO PARA A GLÓRIA DE DEUS- Joel R. Beeke 

Nenhum comentário: