Findo os sete dias, veio a mim a palavra do senhor, dizendo: Filho do homem eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás de minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter de sua maldade, e de seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvarás a tua alma. (Ez 3.16-19)
As cidades antigas eram muradas, e vigidas por homens bem preparados; as atalaias que ficavam alertas o tempo todo, vigiando a aproximação, a chegada de qualquer suspeita de inimigos, ficavam atentos e não podiam cochilar, era uma tarefa de grande responsabilidade pois de sua eficácia dependia a segurança da cidade, exerciam uma função de defesa da cidade e de seus moradores, ao seu cuidado ficava entregue a segurança e tranqüilidade do povo, dia e noite tinham que vigiar, (Is 21.8)
Vamos desenvolver esse tema enfocando três aspectos: 1- O atalaia como vigia espiritual de si mesmo, 2- o atalaia como vigia espiritual de sua família, 3- o atalaia como vigia espiritual de sua igreja.
1- O ATALAIA - VIGIA ESPIRITUAL DE SI MESMO
O atalaia não era um homem despreparado, certamente ele passava por um treinamento intenso, ele não podia cochilar, ele respondia com sua vida por qualquer descuido que possibilitasse a invasão do inimigo, ele tinha que dar o alerta à qualquer sinal de perigo, mas não podia dar alarme falso para não cair em descrédito e ser eliminado, ele tinha que vigiar primeiro a si mesmo.
Hoje não é diferente, estamos cercados de inimigos espirituais por todos os lados, e o maior deles somos nós mesmos, temos que controlar as nossas vontades, os nossos impulsos, os nossos desejos, temos que dar ouvido a voz do nosso Senhor Jesus Cristo, temos que andar segundo o Espírito Santo e não de acordo com a concupiscência da carne, o leão anda rugindo ao nosso derredor, pronto para nos devorar à qualquer descuido, precisamos vigiar incessantemente, aquele que está de pé cuide-se para que não caia.
E como nos preparar e vigiar? Através da leitura e conhecimento da Escritura, nela temos as lições necessárias para nossa vida, devemos não apenas conhecer seus ensinos, mas viver seus ensinamentos, ela nos torna aptos para anunciar as boas novas, é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos, ela é viva, é útil para nos corrigir e orientar,ela nos revela a vontade de Deus, nos indica o caminho da salvação apontando para cruz, nos certifica que com Ele , através Dele e para Ele somos mais que vencedores.
Outra maneira, é através da oração. Quando lemos as Escrituras é Deus falando conosco, quando oramos nós falamos com Ele. Esta sintonia não pode ser jamais interrompida, é como ar que respiramos, faltando, morreremos, não pode ser com ruído, havendo, a comunicação será defeituosa, sem entendimento, como radio que chia, como imagem distorcida e desfocada.
2- O ATALAIA - VIGIA ESPIRITUAL DE SUA FAMÍLIA
Deus nos constituiu sacerdotes do nosso lar, temos o dever e a responsabilidade de orientar os nossos filhos para a vida, como perfeitos cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para construção de uma sociedade mais justa, digna, agradável, culta e feliz.
Devemos também instruir nossos filhos na cidadania espiritual, a serem servos do Deus altíssimo, do Deus vivo, Deus de amor e justiça, Deus que está de olhos abertos a procura daqueles que o adoram em espírito e em verdade.
Devemos ensinar nossos filhos a amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao seu próximo como a si mesmo, devemos ensinar que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, que somos cidadão do Reino e filhos da luz, portanto, como tal, devem ser imitadores de Cristo e exalar o seu doce perfume, ser fieis e proclamadores da salvação somente em Jesus Cristo.
Permanecer fieis as sãs doutrinas para não serem levados por toda sorte de heresias que tem imperado nos nossos dias. Não se conformarem com este século, mas transformá-lo com a renovação de suas mentes e andarem conforme Paulo recomendou a Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". (2Tm 2.15);
3- O ATALAIA - VIGIA ESPIRITUAL DA IGREJA
Assim como o atalaia estava preparado, vigiando, atento para detectar aproximação do inimigo e tocar trombeta, alertando a cidade, dando tempo para preparação da defesa, como atalaias da igreja temos que estar atentos para avisar ao pastor, ao conselho, às autoridades eclesiásticas quando o inimigo se aproxima.
Assim como o atalaia sabia identificar o inimigo, nós também temos que aprender claramente distinguir os nossos inimigos, os inimigos da igreja. Vamos relembrar alguns desses inimigos: a) Modismo Amados, como as nossas igrejas têm enfrentado este grande inimigo? O modismo tem procurado adentrar em nossas igrejas através de modo sutil, disfarçados, com roupagem de coisa boa, boa para os jovens, boa para a evolução da igreja, boa para a atração e permanência dos membros na igreja e por aí vai!
Cegos! Não sabeis que Deus não admite fogo estranho no templo, na nossa vida, que nossa sapiência é nada para Deus, que é o Espírito Santo que convence do pecado, do juízo e da justiça. Não precisamos inventar nada, tudo está nas Escrituras, importa que preguemos a salvação, que o culto tem de ser para agradar a Deus e não aos homens, que temos que falar o que Deus manda falar e não o que o homem quer ouvir.
Que o culto tem que estar centralizado na Palavra e não em outros atrativos periféricos e secundários como: Música, profecias, curas, propagandas, vendas, elogios, espetáculos circenses, etc. Deus pode agir como quiser, mas não podemos ditar o agir de Deus.
b) Fofocas Platão falou que os grandes homens falam de idéias, o homem mediano fala de coisas e os homens medíocres falam dos outros (são fofoqueiros). Fofoqueiros causam grande estrago na vida da igreja, como nos alerta Tiago "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã."( Tg 1.26).
c) Mentiras. A mentira é filha do diabo, como a mentira tem prejudicado ao crescimento da igreja e o pior é que a mentira pode vir do próprio púlpito, mentiras na pregação, inverdades quanto Deus, sua natureza, atributos e providências. Mentiras quanto ao homem, sua queda, sua depravação total sua forma de salvação, de adoração sua dependência total de Deus, pontos que são deturpados e afastados das verdades bíblicas. Irmãos mentirosos que fermentam, azedam a vida da igreja, lobos que tentam arrastar atrás de si até os eleitos.
d) Heresias "Assim, como, no meio do povo, surgirão falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os regatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."(2Pe 2.1)
Literalmente a palavra heresia significa "escolha" quando nos referimos a uma religião ela passa ter sentido de "Princípios ou doutrinas contrárias aos ensinamentos ou dogmas da igreja. No cristianismo pode ser traduzida como ensinamentos contrários ao ensinados pelos apóstolos, como o gnosticismo, panteísmo, docetísmo e outras.
Nos tempos modernos nos deparamos com outras formas que podem ser chamadas de heresias modernas ou novas heresias, como: * Oração contrária- O cristão tem o poder de em nome de Deus amaldiçoar outras pessoas através de uma oração positiva e determinante. * Cobertura apostólica- Muitos cristãos não podem fazer nada sem antes consultar o seu pastor ou "apóstolo". * Atos proféticos- Declarar profeticamente atos de obtenção de bênçãos, curas expulsão de demônios, etc. * Cartografia Espiritual- Certos locais e até cidades ou países estão sobre o domínio do diabo. *Mapeamento espiritual- Procurar descobrir onde o demônio está alojado, se no nariz, na perna, na barriga, para poder expulsá-lo. * Culto da barriga- Dois crentes correm em direção um ao outro e batem as barrigas, caindo de costas num transe espiritual. * Sem contar o modismo da guerra espiritual e da falácia da maldição hereditária, do sopro sagrado, do dente de ouro, das quedas em transe, do paletó que derruba, da dor de cabeça aí atrás, da fogueira santa, (sem comentário, pois muito já se comentou)
Meus caros, leitores, são tantas invenções e asneiras (vem de asno mesmo), que poderíamos gastar páginas e páginas, mas não vale a pena!
CONCLUSÃO
Todo crente foi chamado para servir no Reino de Deus, não podemos descuidar, devemos permanecer atentos, vigilantes como verdadeiros atalaias, tocando a trombeta anunciando a aproximação do inimigo espiritual de nós mesmos, de nossa família e de nossa igreja. NÃO PODEMOS NOS CALAR. (Soli Deo Gloria, Sola Escriptura) Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos.