domingo, 27 de fevereiro de 2011

TEMA: SAINDO DA SALA DO CONSELHO

"Rogo, pois , aos presbíteros que há em vós, eu presbítero como eles, e testemunha dos Sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade"

 

No seu livro CORAÇAO DE PASTOR, John Sittema nos alerta para o grande chamado pastoral do presbítero regente, gostaria de falar um pouquinho desse assunto com os amados:

 

Primeiro vamos refletir a luz da Bíblia. No texto, Pedro deixa claro a função pastoral do presbítero (v2). Nessa passagem podemos ver com clareza a diferença em apenas administrar e pastorear.

 

Administrar é gerenciar, é atingir objetivos cuidadosamente articulados. É, antes de tudo, uma questão organizacional e de intelecto.

 

Pastorear, é por sua vez, educar, uma função que envolve cuidado, que exige tanta força quanto mansidão e nasce de um profundo amor pelo bem-estar do rebanho.

 

O bom pastoreio inclui os pés calejados do pastor, sua habilidade de usar tanto o cajado quanto a vara, a coragem de enfrentar os predadores do rebanho. É um trabalho que vem do coração. Pastorear leva as ovelhas a se concentrarem na voz de Jesus. Ensina o rebanho a viver pela fé como povo de Deus.

 

Em segundo lugar, vamos analisar à luz da nossa constituição. O artigo 51 da CI/IPB , diz:

 

"Art 51 -Compete ao presbítero:

a) Levar ao conhecimento do conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares (pastorear).

b) Auxiliar o pastor na tarefa de visitas (visitar o rebanho, pastorear)

c) Instruir os neófitos, consolar os aflitos e cuidar das crianças e da juventude (tudo isso é ou não

é pastorear?)

d) Orar com os crentes e por eles(pastorear)

e) Informar o pastor dos casos de doenças e aflições (pastorear)"

 

E ainda mais: Em Atos 20, Paulo fala aos presbíteros de Éfeso, na sua famosa despedida, exortando-

os para pastorear o rebanho.

 

Amados, reflitamos um pouco, será que realmente temos nos alertados para essa tão nobre missão de pastorear o rebanho que Deus nos outorgou, se você é um presbítero que pastoreia, louvado seja Deus, se não for, misericórdia, pois eu tenho que mudar e muito a minha atitude.

 

Que Deus nos ajude. Fonte: CORAÇÃO DE PASTOR – JOHN SITTEMA. Pb. Gilson dos Santos. (1Pe 5.1,2).

 

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: