domingo, 31 de março de 2013

ANJOS MAUS

ORIGEM:

Os anjos maus um dia foram como os anjos bons, eles não foram criados como anjos maus. A Bíblia nos relata que Deus viu tudo que tinha criado e estava muito bom (Gn 1.31). Alguns anjos sob a direção de Satanás não mantiveram o sua condição original, mas caíram do estado em que tinham sido criado (2Pe 2.4; Jd 6) e perderam o privilégio de servirem a Deus.

Segundo Wayne Grudem em algum momento dos eventos entre Gn 1.31 e Gn 3.1 deve ter havido uma rebelião no mundo angélico, no qual muitos anjos se voltaram contra Deus e se tornaram maus.

Segundo Louis Berkhof, o pecado específico desses anjos não foi revelado, mas geralmente se pensa que consiste em exaltarem contra Deus e aspirarem a Autoridade Suprema. Se esta ambição desempenhou papel importante na vida de Satanás e o levou a queda, isso explica por que ele tentou o homem nesse ponto particular e procurou enganá-lo para destruí-lo recorrendo a uma possível ambição.

Outros como os pais da igreja, acreditavam que o pecado de Satanás foi o orgulho e que a queda dos demônios foi o pecado da luxúria carnal, essa tese  não tem muita aceitação porque contraria a natureza espiritual dos anjos e o fato de que não há vida sexual entre os anjos de acordo com (Mt 22.30).

A NATUREZA DOS ANJOS MAUS:

Os anjos maus são seres espirituais criados, dotados de discernimento moral e inteligência, mas desprovidos de corpos físicos e como o homem dotado de livre escolha. Possuem características de ações pessoais o que demonstra que possuem personalidade, são seres numerosos, de tal modo que torna Satanás praticamente ubíquo por meio desses seus representantes, são seres vis e perversos, baixo em conduta, são servis e obsequiosos, são seres de baixa ordem moral, degenerados em sua condição, ignóbeis em suas ações e sujeitos a Satanás.

DEFINIÇÃO:

Anjos maus são anjos que pecaram contra Deus e hoje continuamente praticam o mal no mundo.

QUEM É O CHEFE DOS DEMÔNIOS?

Satanás é considerado o chefe dos anjos decaídos, tudo indica que ele era um dos poderosos príncipes do mundo angélico e veio a ser líder dos que se revoltaram contra Deus e caíram. O próprio nome Satanás que quer dizer:  "adversário" nos mostra que ele é o grande adversário de Deus.

Ele é o destruidor, razão porque também é chamado de Apolion "o destruidor" (Ap 9.11). Ele é apresentado nas Escrituras como o originador do pecado (Gn 3.1,4; Jo 8.14; 2Co 11.3;12.9;  1Jo 3.8; Ap 20.2,10). Ele continua sendo o chefe das hostes angelicais do mau, arrastou consigo em sua queda outros anjos e os empregam em sua desesperada resistência a Cristo e a seu reino.

 É também chamado de "príncipe desse mundo" (Jo 12.3) e até mesmo "deus" deste século (2Co 4.4) isso não significa que ele detém o controle do mundo, pois Deus é quem o detém. Deus deu toda autoridade a Cristo.  Satanás tem sob controle esse mundo mau, o mundo que está separado de Deus (Ef 2.2) onde ele é chamado de príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

Ele é sobre-humano, mas não é divino, tem grande poder, mas não é onipotente, exerce poder numa escala ampla porém delimitada (Mt 12/29; Ap 20.2. Está destinado a ser lançado no abismo (Ap 20.10).

ATIVIDADE DE SATANÁS E DOS DEMÔNIOS:

Como os anjos bons os anjos maus possuem poder sobre-humano. Enquanto os anjos bons louvam a Deus perenemente, batalham por ele e o servem fielmente, os anjos maus com poderes das trevas prestam-se para maldizerem a Deus, pelejarem contra Ele e Cristo seu Ungido, para destruir sua obra.

Estão em constante rebelião contra Deus procurando desviar até os eleitos e amimam os pecadores no mal que estes praticam. São espíritos perdidos e sem esperança.

Satanás originou o pecado, satanás pecou antes que qualquer ser humano o fizesse como se depreende do fato de na forma de uma serpente ter tentado Eva (Gn 3.1-6; 2Co 11.3).

Os demônios se opõem a toda obra de Deus tentando destruí-la, assim como Satanás levou Eva a pecar contra Deus (Gn 3.1-6), também tentou fazer Jesus pecar e assim falhar na sua missão de Messias (Mt 4. 1-11). A tática de Satanás e seus demônios são: A mentira (Jo 8.44), o engano (Ap 12.9), o homicídio (Sl 106.37) e todo e qualquer tipo de ação destrutiva no intuito de fazer as pessoas se afastarem de Deus, rumo à destruição.

Os demônios lançam mão de qualquer artifício para cegar as pessoas ao evangelho (2Co 4.4) e mantê-las presas a coisas que as impedem de aproximar-se de Deus. Contudo os demônios estão limitados pelo controle de Deus. A história de Jó deixa claro que Satanás só podia fazer o que Deus lhe permitia. Eles não têm o poder que tinham quando eram anjos, pois o pecado é uma influência deliberante e destruidora, o poder dos demônios, embora significativo, é provavelmente menor que a dos anjos.

Quanto aos nossos pensamentos a Bíblia nos ensina que Jesus e que Deus conhece os nossos pensamentos, mas não há indicação que os anjos e os demônios possam conhecê-los.  

 A AÇÃO DOS DEMÔNIOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA REDENÇÃO:

No antigo testamento: No Antigo Testamento a palavra demônio não é usada com frequência, porém notamos que o povo de Israel frequentemente pecava servindo a falsos deuses e esses falsos deuses eram na verdade forças demoníacas (Sl 106. 35-37). Essa referência demonstra que o culto oferecido aos ídolos de todas as nações que cercavam Israel era na verdade culto a Satanás e seus demônios.

No ministério de Jesus: Jesus expulsou demônios com absoluta autoridade, as pessoas ficavam assombradas "Todas se admiravam a ponto de perguntarem entre sí: O que vem a ser isso? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos  imundos e eles lhe obedecem".

Na era da nova aliança: Essa autoridade sobre as forças demoníacas não se limita apenas a Jesus, pois ele concedeu autoridade semelhante primeiro aos doze (M 10.8) e em seguida aos setenta discípulos (Lc 10.17,  a autoridade sobre os espíritos imundos se estendeu mais tarde aos membros da igreja primitiva que administravam em nome de Jesus (At 8.7; 16.18; Tg 4.7). Jesus dá a todos os crentes a autoridade de repreender demônios e de ordenar que saiam.

No juízo final: No final do milênio, Satanás é solto e reúne as nações para a batalha mas é definitivamente derrotado e lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, atormentado de dia e de noite, pelo séculos dos séculos (Ap 20.10). Então o juízo de Satanás e de seus anjos estará completo.

NOSSA RELAÇÃO COM OS DEMÔNIOS

Algumas pessoas influenciadas por uma cosmovisão naturalista acreditam que os demônios não existam, os liberais acham que as ações demoníacas são as equivalentes as das organizações e estruturas da sociedade atual, governos malignos e poderosas corporações maléficas que controlam milhares de pessoas, Porém as Escrituras explica o mundo como ele verdadeiramente é, então devemos levar a sério  o panorama de intenso envolvimento demoníaco na sociedade humana.

As pessoas com influência demoníaca apresentam atitudes bizarras muitas vezes violentas, especialmente diante da pregação do evangelho.  Um crente verdadeiro não pode ser possuído por demônios, pode até ser tentado mais não possuído. As Escrituras Sagradas garantem a derrota final de Satanás e seus anjos. SOLI DEO GLORIA  Pb. GILSON DOS SANTOS.

FONTES:

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática: Cultura Cristã. São Paulo, 2002.

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva: Vida Nova. São Paulo, 2010.

Nenhum comentário: