quinta-feira, 26 de maio de 2011

O ESPÍRITO SANTO EM NÓS

Amados, o nosso Senhor Jesus Cristo antes de voltar para o pai disse para os seus discípulos que não os deixariam sozinhos, mas lhes enviariam um outro consolador, portanto, amados, aquele que aceita o nosso Senhor como seu salvador e é regenerado, na regeneração recebe também o consolador prometido, o Espírito Santo, que passa a agir em sua vida.

 

É sobre a ação do Espírito Santo em nossas vidas que iremos falar hoje, nesse breve artigo.

 

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não o pode receber, porque não no vê, nem o conhece,, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." (Jo14.16,17)

 

Em primeiro lugar, vamos entender quem é o Espírito Santo. Há na Divindade três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e essas três são um único Deus, verdadeiro e eterno, de mesma substância e iguais em poder e glória; são, contudo , diferenciadas por Suas peculiaridades individuais (Catecismo Maior de Westminster), então o Espírito santo é uma pessoa da Trindade Santa e como pessoa possui personalidade com características e qualidades que são próprias e exclusivas de uma pessoa, dentre elas podemos destacar algumas como:

 

a) Vontade—Ele escolhe as pessoas para a obra de Deus, de acordo co o texto: "E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.' (At13.2) e distribui os dons conforme a sua vontade, como podemos comprovar, no texto que Paulo escreve aos corintos. "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as conforme lhe apraz, a cada um individualmente." (1 co 12.11 ).

 

b) Emoção—Ele possui emoção, ama e pode ser entristecido, comprovado pelas palavras bíblicas: "Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor." Rm 15.30) "Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Ef4.30)

 

c) Intelecto—Ele conhece e tem compreensão das coisas de Deus, verificamos isso lendo: "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus." (1Co2.11)

 

A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

-         O Espírito Santo é quem nos conduz à conversão, pois é ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, (Jo 16.8).

-         Faz a pessoa nascer de novo, realizando em nos, o novo nascimento. ( Jo 3.5)

-         Regenera e renova. (Tt 3.5).

-         Age em nós, nos conduzindo na realização da vontade do Filho e na santificação de nossas vidas. (Jo16.14)

-         Nos sela como filhos de Deus, confirmando em nosso espírito que somos filhos. (Rm 8:16).

-         Nos ensina e nos faz lembrar as palavras de Jesus.( Jo14.26).

-         Nos auxilia em nossas fraquezas, intercedendo por nós. (Rm8.26).

 

-         Nos guia à verdade. (Jo.3)

-         Nos concede dons espirituais, para o serviço cristão e edificação da igreja.

-         Habita no coração do verdadeiro cristão, daquele que pertence a Cristo.

 

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deushabita em vós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." (Rm 8.9)

 

Se somos de Cristo, temos o Espírito Santo habitando em nós, busquemos, pois, nos enchermos do Espírito Santo e do conhecimento desse Espírito. A falta do conhecimento da obra do Espírito Santo tem causado grande dificuldade e transtornos na vida da igreja de Cristo e tem dado origem a muitas heresias, busquemos constantemente a vontade do Espírito Santo e ele realizará maravilhas em nossas vidas e na vida da igreja. Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos.

Nenhum comentário: