Vamos examinar dois textos bíblicos.
"Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos" (Pv23.26).
"Porque, onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração." ( Mt6.21 ).
Duas perguntas se fazem necessárias:
1. Já demos verdadeiramente o nosso coração para Deus?
2. Se demos, onde está o nosso tesouro?
Vivemos uma era pós-moderna, pós-cristã e pós vocação, onde procuramos agir conforme os ditames desse mundo. Conversamos, pensamos, vestimos, nos divertimos, como todo mundo faz. E daí?! o mundo é assim!
É a grande exclamação da moda, vivemos um cristianismo cultural, onde temos como argumento que isso, que aquilo e aquilo outro, faz parte da nossa cultura. Somos seduzidos por este cristianismo cultural. Queremos mais liberdade ética, cultural e espiritual, rejeitamos entrar pela porta estreita e caminhar por um caminho estreito. Preferimos o caminho do mundo pós- moderno.
Muitos criam para si seu próprio cristianismo, um falso cristianismo dividido pela cultura, maculado, reprovado, sedutor e diabólico. Um evangelho pessoal, individual e light, longe do evangelho do Senhor Jesus Cristo, e Ele nos alerta em Mateus 7.22-24, "Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim os que praticam iniqüidade."
Diante das verdades bíblicas, podemos concluir que, infelizmente, muitos de nós ainda não entregamos verdadeiramente o coração para Deus. O nosso coração não está voltado para as coisas de Deus e seu Reino, se o nosso coração estivesse em Deus, o nosso tesouro estaria Nele e seria dEle. Faríamos a sua vontade e viveríamos integralmente para Ele, nos alegrando em seus caminhos.
Dedicamos pouco à oração, à leitura da palavra, ao evangelismo e à igreja, porque longe está o nosso coração das coisas de Deus e temos como grande desculpa, as exigências do mundo moderno, esquecendo que Deus procura por verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade, adoradores integralmente comprometidos com Ele.
Que Deus tenha compaixão e nos desperte para uma vida integral para Ele. Fraternalmente em Cristo, Pb. Gilson dos Santos.