Metafísica: Além da natureza, além da física.
Meta - "além de", Física - "natureza". Concretamente a metafísica ocupa-se das questões últimas da filosofia, tais como:
· Há um sentido último para a existência do mundo?
· A organização do mundo é necessariamente essa com que deparamos, ou seria possível outros mundos?
· Existe um Deus? Se existe como podemos conhecê-lo?
· Existe algo como um espírito?
· Há uma diferença fundamental entre mente e matéria?
· Os seres humanos são dotados de almas imortais?
· Tudo está em permanente mudança, ou há coisas e relações que a despeito de todas as mudanças aparentes, permanecem idênticas?
HERMENÊUTICA É A CIÊNCIA DA INTERPRETAÇÃO
O mundo do sentido e compreensão não forma, por princípio, o último horizonte do perguntar e compreender, mesmo quando o homem percebe e procura compreender o ser, o que vem ao seu encontro ou se lhe opõe dentro do seu horizonte de mundo.
Há, porém, ainda um último e incondicional horizonte do ser que ainda compenetra e transcendo o mundo, e que está aberto com a essência da auto- realização humana no mundo. Tomar esse horizonte temático é tarefa em que a hermenêutica culmina com a metafísica.
Todo homem possui a partir do seu ponto de vista histórico uma concepção de mundo que não é idêntico com o mundo do outro. Cada um tem o seu ponto de vista próprio, único, insubstituível e que não se repete. Cada um tem sua visão da realidade. Apesar disso há uma compreensão entre as pessoas.
O horizonte comum que abrange toda diversidade histórica consiste na comunidade empírica do mundo histórico, essa comunidade é que nos liga apesar das diversidades culturais, temporais e mentais. Há uma compreensão tanto no nível do diálogo quanto na mediação histórica.
Acima do horizonte mundo de experiências e compreensão, empírico-histórico, há um horizonte metafísico, pois toda a existência humana, em todos os tempos se realiza no horizonte incondicional do ser.
Não entendemos direito um texto da história, senão pressupondo que o autor quisesse dizer a verdade, a seu modo e com suas palavras, regido pelas normas morais do bem.
Cada homem de fato vive na história e está adstrito a certo ponto de vista histórico. Ao mesmo tempo, porém ele transcende sua ligação espaço-temporal podendo ter conhecimento de coisas e acontecimentos longínquos, pode compreendê-las e torna-las presente. Nesse ponto de vista não está ligado ao aqui e ao agora, mas vive no aberto do espaço e do tempo.
A interpretação temática do horizonte do ser, só é possível por interrogar-se a realização humana do mundo em seu todo, requerendo-se uma reflexão transcendental, então podemos dizer que a metafísica é possível. A indicação temática do ser só é possível através de uma reflexão transcendental- metafísica.
A metafísica implica no movimento do pensamento, que para além do sendo, fisicamente objetivo, chega a totalidade como o fundamento não objetivo, juntamente metafísico, em cujo horizonte experimentamos e compreendemos em nosso mundo.
A tarefa da metafísica é tomar o ser explicito e leva-lo à fala, não apenas um falar objetivo mais também um falar não objetivo. Donde se segue que a metafísica não fala uma linguagem limitada, objetivamente limitada e própria das ciências, mais está remetida a universalidade da linguagem natural.
Verifica-se, portanto, que há uma relação de condicionamento entre o mundo e o ser, entre a hermenêutica e a metafísica. Por um lado, o mundo está aberto para o ser, o mundo como aprendemos e compreendemos já é sempre um mundo real que só é possível no ser e pelo ser. Por outro lado, entretanto, a interpretação metafísica do ser só é possível em nosso mundo histórico.
A metafísica só é possível com base em uma hermenêutica da existência humana no mundo e na historia, compreendendo-se, porém, no ser e pelo ser. Entretanto, hermenêutica como doutrina da compreensão que pretende compreender a si mesma só é possível transcendendo-se e terminando em uma metafisica, a qual procura compreender a condição humana pela condição última de sua possibilidade: pela abertura do ser.
Isso mostra uma estreita relação essencial entre hermenêutica e metafísica. Elas se condicionam mutuamente e se remetem uma à outra. Assim como a metafísica só é possível a partir de uma hermenêutica, também a hermenêutica só se pode completar numa metafísica compreensão histórica e linguística, que é fundamenta a partir do ser total que aí se manifesta.
SOLA FIDE – Pb. GILSON DOS SANTOS
Fonte: GORETH, EMERICH. Questões Fundamentais de Hermêneutica