segunda-feira, 28 de março de 2011

NA SALA DO CONSELHO

Amados presbíteros. Hoje vamos fazer um comentário sobre as características que um servo do senhor deve ter e conservar para o bom exercício do presbítero, fundamentado na palavra de Deus, a quem devemos toda honra e toda glória.
 
Fiel é a palavra: se alguém aspira o episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante,, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento,  porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito, pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da  igreja de Deus? ; não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do Diabo. Pelo contrário, é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do Diabo.“ (1Tm 3. 1-7).
 
Amados, lendo atentamente o texto, concluímos facilmente que para permanecermos na sala do conselho temos que ter, pela misericórdia de Deus algumas qualidades, e estar sempre buscando  em Deus manter essas qualidades, fundamentadas na capacitação eficaz do Espírito Santo . S. Paulo, com seu estilo franco e positivo dá as medidas exatas da estatura de um presbítero, como relata F. Martins em seu livro OFÍCIO DE PRESBÍTERO  e essas medidas parecem obedecer uma escala crescente, que são as seguintes:
 
a)      No plano comum - Deve ter bom conceito individual. (v 2)
b)      No estado social -  Deve ser casado. (v 2)
c)      No meio em que vive - Deve ter boa reputação. (v 2)
d)      No desenvolvimento mental - Deve ter preparo intelectual. (v 2 ) “ensinar”
e)      No modo de proceder - Deve, ser moderado e cordato. (v 3)
f)      No trato com o dinheiro- Deve ser desprendido. (v 3)
g)      Na influência sobre o seu meio - Deve ter capacidade de comando. (v 4e5)
h)      Na capacidade de comando - Deve ter experiência do lar. (v 5)
i)      Na religião -  Deve ter experiência. (v 6)
 
Quem tem de impor as mãos, com os ministros, na ordenação, quem precisa influir na vida da comunidade, quem tem de enfrentar oportunidades e responsabilidades, que determinam a condição de uma igreja, quem tem que muitas vezes de ir à frente de ministros nas  iniciativas e empreendimentos, precisa reunir uma  soma de adjetivos que o próprio homem reconhece como necessária e Deus muito mais. Um Deus sábio como é o nosso Deus, é um Deus também de ordem.
 
Ao inspirar ao homem a instituição do presbiterato, só poderia ter feito obra completa sugerindo a fôrma  em que se modelariam os ocupantes do cargo e normas de condutas que o dignificassem. Foi na inspiração divina, que verificou-se, que o presbítero precisa reunir qualidades já citadas e ainda mais, ter outras como:
 
  1. Espiritualidade, para promover o crescimento espiritual do rebanho, “quando nossa alma progride, nossa obra progride”.
  2. Conhecimento da Palavra de Deus, para dar a razão de sua fé.
  3. Ter bom senso, homens cheios de arestas e picuinhas criam problemas para a igreja e para os concílios, o bom senso infunde espírito prático e realizador.
  4. Bom trato e presteza, condições necessárias  para um contato benéfico com os crentes.
  5. Ter experiência com os altos e baixos da vida, para ser humano com os irmãos, ter simpatia e regozijar-se com os que se regozijam e chorar com os que choram.
  6. Ser prudente, não alimentar cochichos e fofoca; preocupar-se com as causas e não com os causadores de problemas.
  7. Não fechar suas portas aos crentes e sempre atender as ovelhas.
 
Diante de tudo isso, amados presbíteros, temos que  constantemente buscar a orientação de Deus, para cumprirmos fielmente  e com muito amor e responsabilidade a função que Deus colocou em nossos ombros para pastorearmos o seu rebanho e permanecermos na sala do conselho. Que Deus nos abençoe e nos guarde debaixo de sua graça, certos de que o Deus que nos chamou também nos capacitou. TCHAU, te vejo na sala do conselho. - Fonte, O OFÍCIO DE PRESBÍTERO- F. MARTINS - Pb. Gilson dos Santos
 
Soli deo Gloria
 

SER CRISTÃO É TER COMPROMISSO

Amados, estamos alegres porque provavelmente “nunca na história deste país” tivemos o aparecimento de tantas igrejas evangélicas que surgem em cada esquina, os meios de comunicações estão repletos de programas evangélicos, a música gospel é tocada com freqüência nas rádios e televisão, isso é bom, porém uma pergunta não nos deixa tranqüilizar, embora crermos firmemente na soberania de Deus, que ele governa tudo e sempre está no controle de tudo.
 
QUE TIPO DE CRISTIANISMO ESTÁ SENDO FORMADO? Sabemos também que não somos o dono da verdade absoluta, mas sabemos onde encontrá-la, a verdade absoluta se encontra nas Sagradas Escrituras (SOLA SCRIPTURA) e ela  orientará quanto ao compromisso de um verdadeiro cristão, diante de Deus e da sociedade, pois temos de ser luz do mundo e sal da terra, fomos chamados para testemunhar o Jesus Cristo, o Deus encarnado, o salvador, o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas, o reconciliador, fomos chamados de embaixadores, e eu pergunto, como deve se apresentar um embaixador? Qual o conhecimento e a postura de um embaixador? Olha bem! Nós somos embaixadores do Rei dos Reis, o Senhor eterno e imortal. Vamos as Escrituras.
 
A mão do Senhor estava com eles, e muitos crendo, se converteram ao Senhor. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém, e enviaram Barnabé até Antioquia, Tendo ele chegado e, vendo graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.,  ... , Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos “ (At 11.21-26).
 
Observem que o verso 24 fala das qualidades de Barnabé, e essas qualidades devem caracterizar um verdadeiro cristão.
 
  1.     OBEDIÊNCIA
Havia um concílio em Jerusalém, e esse concílio enviou a Barnabé e acredito que foi à moda de Jesus, “sem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro”. E ele obedeceu,  primeiro a Deus e depois as ordens do concílio, ali ficaram por todo um ano, ele e Paulo, ensinando e dando testemunho para grande multidão (v 26). Amados a obediência é fundamental na vida de um cristão, temos que obedecer a Deus, aos nossos concílios, as nossas autoridades, sem subterfúgios, sem tentar dar um jeitinho, sem mascarar a ordem, ou seja, quando não obedecemos estamos contrariando a  doutrina da soberania de Deus, além do mais obedecer é melhor que sacrificar.
 
  1. FIDELIDADE
Eles passaram ali um ano ensinando fielmente aquilo que Jesus havia ensinado, sem alterar as verdades do arrependimento, da salvação somente em Cristo, da crucificação, do sangue vertido, da expiação, da justificação, da adoção, da santificação, da ressurreição, do juízo, etc. Será que estamos hoje pregando as verdades bíblicas? Ou estamos buscando agradar a homens, com a prosperidade, a cura o poder, a boa vida, ao tudo posso,  em contradição à moda de Jesus, sem bordão, nem  alforje, nem pão, nem dinheiro! É claro que tudo isso Deus pode dar, mas “buscai em primeiro lugar o seu reino, onde está o teu tesouro? O do verdadeiro cristão tem que estar no céu. A fidelidade ali foi tão grande, que eles foram chamados pela primeira vez de cristãos. (v 26)
 
  1. COMUNHÃO
Observem os versos 20 e 21 eles foram dispersos, porém os que eram de Chipre e de Cirene que foram para Antioquia, falaram também aos gregos, eles permaneceram unidos num mesmo propósito de anunciar a palavra aos gregos, pregando o evangelho, a unidade era em tono do nosso Senhor Jesus Cristo, unidade que deve nos nortear como cristãos, unidade que fez Barnabé ir atrás de Saulo em Tarso ficado juntos por todo um ano e colhendo grandes frutos.
 
  1. SANTIDADE
“Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e fé”. O homem não pode ser cristão e andar na carne, não pode ser cristão e buscar as coisas desse mundo,  não pode ser cristão e servir a dois senhores, ou ele serve a Deus ou ao diabo, não tem meio termo, ou ele obedece ou desobedece, ou ele serve ou procura ser servido, ou ele tem amor pelas almas perdidas ou não está nem aí. O verdadeiro cristão tem que buscar a santidade que é obtida somente pela graça e misericórdia do nosso Senhor, pois a nossa natureza é pecaminosa, mas fomos lavados pelo sangue do nosso Senhor Jesus Cristo e nele somos mais que vencedores. Vencedores na angustia, nas tribulações, nas perseguições, e que não tem nada com prosperidade, como muitos querem insinuar.
 
Estamos felizes com o surgimento de muitas igrejas evangélicas, mas que Deus tenha misericórdia de todas, para que preguem o verdadeiro evangelho de Cristo e formem verdadeiros cristãos, obedientes, fies, comprometidos com a palavra, santificados, e que a minha igreja continue caminhando nesse sentido pelo poder do Espírito Santo sabendo que se não for assim Deus cobrará de nós. “A QUEM MUITO SE DÁ, MUITO SE COBRARÁ”.  (SOLI DEO GLORIA). Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos
 
Soli Deo Gloria!
 

terça-feira, 22 de março de 2011

COMPROMISSO COM O EVANGELHO

Amados irmãos, hoje vamos tratar de um assunto, que, em minha opinião, e de muitos, é um dos mais importantes da vida da igreja, se não o mais importante. A minha igreja está terminando uma campanha de oração que tem como, um dos objetivos, a evangelização, se bem que o término da campanha, não significa que não continuaremos orando por tão importante missão da igreja, como veremos.

          

Esta semana todos nós ficamos comovidos com a tragédia que assolou o Japão, milhares de mortos, de desabrigados, falta de alimentação, falta de abrigos, o que mais comoveu, foi ver crianças a procura de alimentos no lixo, cenas que não é exclusividade daquele país, um dos mais ricos do mundo. Esse filme tem se repetido na história da humanidade ao longo dos séculos, principalmente nos países pobres e miseráveis onde imperam a fome e a miséria decorrentes da ignorância, analfabetismo, tirania dos seus governantes e, o pior de todas elas, a idolatria e o paganismo. E é aí que eu quero tocar! No grande papel da igreja como responsável pela evangelização do mundo, pelas boas novas que nosso Senhor nos prometeu e pela grande comissão; então, vamos ao assunto.

 

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” (Mt 28.18-20).

 

Amados, esse texto é muito conhecido e fala da grande comissão de Jesus, esse texto é repetido nos demais evangelhos, reforçando a sua importância. Observem que a ordem foi dada por Jesus que está revestido de toda autoridade e poder.

 

O reverendo Hernandes Dias Lopes diz que esse fato tem duas implicações. Primeira, conhecermos a soberania de Deus é uma condição básica para obtermos êxito. Segunda, qualquer ordem dada pela autoridade máxima do Universo exige atenção e respeito total. Nossa teologia e nossa prática não podem estar em discordância. Não podemos crer na autoridade suprema de Jesus e ao mesmo tempo desafiá-la. Se cremos de fato que Jesus tem todo poder e toda autoridade, então temos que obedecer às suas ordens. Nossa omissão sobre evangelização não combina com a nossa teologia sobre a soberania de Deus.

 

O reverendo Hernandes apresenta em seu livro O MELHOR DE DEUS PARA SUA VIDA (volume 1) três motivos para cumprirmos a comissão:

 

1. O PODER DE JESUS À NOSSA DISPOSIÇÃO (v18)

Se Jesus tem todo o poder e toda autoridade, não sobra nada para o diabo. Estamos do lado do vencedor, devemos evangelizar estribados não em nossas forças, mas no poder de Cristo. Temos que fazer discípulos porque Jesus mandou, e sua ordem é suprema. Todo o Universo atende a voz de Cristo. Os céus e a terra se movem pela sua ordem. Ao ouvir sua voz os animais lhe atendem, o sol e as estrelas lhe obedecem, o vento e o mar se rendem a ele. Os próprios demônios se submetem à ordem de Cristo. Seria a igreja a única a resistir a sua ordem suprema?

 

2. A PRESENÇA DE JEJUS (v20)

Se Jesus está conosco, temos a maioria absoluta. Não estamos sozinhos quando saímos com lágrimas a semear a Palavra. Jesus está conosco, sempre. Sua presença nos anima, nos restaura, nos protege, nos conforta e nos dá a vitória. Esse é um importante elemento motivador para se fazer missões.

 

3.A ORDEM DE JESUS (v 19)

Se ele mandou, cabe a nós obedecermos sem detença e sem delonga. Jesus é o rei supremo do Universo. Sua palavra é absoluta. Suas ordens indisputáveis. Devemos obedecer com prontidão e alegria.

 

Agora meu amado, saia do sofá e dê uma olhadinha lá fora, veja quantas pessoas estão caminhando sorridentes, você sabia que a maioria delas, caminha direto pro inferno, porque não aceitaram Jesus como seu salvador? Como muitas das vítimas no Japão! E no resto do mundo, na sua rua na sua casa, no seu trabalho, e você aí sentado no sofá, em! Esperando o quê?

 

E para terminar vou citar uma fala de Martyn Lloyd-jones: “Se uma reunião evangelística não leva à santidade, fracassou”. Nós nos reunimos durante vinte e um dias, buscando a Deus, houve santificação? Certamente que sim, então vamos trabalhar. Que Deus nos abençoe e faça da nossa igreja uma igreja evangelizadora, amem. Fonte: O MELHOR DE DEUS PARA SUA VIDA (v.1) Hernandes Dias Lopes. Fraternalmente em Cristo.  SOLI DEO GLORIA. Pb. Gilson Dos Santos.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tema: A casa sobre a Rocha - Mt 7:24-26

A palavra de Deus prevê o dilema da nossa era e de nossas igrejas na pergunta do salmo 11:3 "Ora destruindo os fundamentos, que poderá fazer o justo?". Toda  nossa época vem se ocupando da destruição dos fundamentos e da tentativa de erguer algum fundamento novo por cima do entulho.
 
Nosso Senhor Jesus falou  sobre fundamentos "Todo aquele, pois, que ouve  as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha" (Mat 7.24,26 ).
 
As areias estão sempre se movendo. A  história do pensamento moderno consiste de uma sucessão de fundamentos, o racionalismo do iluminismo, o emocionalismo do romantismo, a força de vontade do existencialismo. Em tempos de crise, entretanto, quando cai a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa", cada um desses fundamentos criados por seres humanos desaba, " sendo grande  sua ruína" (Mat 7.27) . Escreveu Gene Edward Veith, Jr, em seu livro TEMPOS MODERNOS.
 
A nossa igreja está fundamentada na rocha eterna que  é Jesus Cristo  e na palavra de Deus que é a verdade absoluta. Temos uma constituição que no seu artigo 1 afirma: 
 
  • A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Antigo e novo Testamentos e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os catecismos Maior e Breve; rege-se pela presente constituição.
 
Entretanto, temos freqüentemente ouvido de oficiais da igreja, que desconhecem a nossa constituição e os nossos símbolos de Fé. Isso nada mais é do que um reflexo do pensamento pós-moderno onde esses "oficiais" consciente ou inconscientemente contribuem para a tentativa de derrubadas de nossos fundamentos.
 
Amados isto é muito sério, não podemos nos calar, não podemos nos acovardar, temos que ensinar, cumprir a nossa tarefa,"Aptos para ensinar". Que Deus nos fortaleça. Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos.
 
O tema da unidade prosseguirá amanhã.
 
A Deus toda a glória!
 

domingo, 13 de março de 2011

TEMA: UNIDADE – Jo 17:23.

A UNIDADE DA IGREJA

 

 Amados, hoje vamos falar de um tema muito importante para o crescimento espiritual do crente e para a edificação da igreja. Para entendermos o que é unidade da igreja temos que em primeiro lugar entendermos a nossa condição como, antes, escravos do pecado, porém agora, liberto pelo sangue precioso do nosso senhor Jesus Cristo, em segundo lugar, o que é a unidade da igreja local, em terceiro lugar porque devemos buscar a unidade da igreja e, finalmente, quais as conseqüências na vida do crente e da igreja pela busca da unidade.

 

Vários textos bíblicos falam a respeito da unidade da igreja, vamos citar alguns deles, ao longo do nosso comentário.

 

"E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas, também por aqueles  que vierem a crer em mim por intermédio da sua palavra ; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó pai em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido  a glória que me tens dado, para que sejam um como nos o somos; eu neles e tu em mim. A fim de que sejam aperfeiçoados na unidade , para que o mundo conheça que tu me enviaste, e o amaste como tu também amaste a mim." (Jo 17. 19-23)

 

1.         EM PRIMEIRO LUGAR, QUAL É A NOSSA CONDIÇÃO ANTES DA SALVAÇÃO? (Ef 2.1-3)

Em efésios 2.1-3, podemos ver claramente qual era a nossa condição antes da salvação.

"Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nos andávamos outrora, segundo a inclinação da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais"

 

a.         O homem está morto em delitos e pecados. (V1)

b.         O homem anda de acordo com o curso deste mundo. (V2)

c.         O homem anda de acordo com os ditames de satanás. (v2)

d.         O homem anda nas concupiscências da carne e do mundo. (v3)

e.         Por natureza, o homem é filho da ira. (v3)

 

Amados, essa é a condição do homem antes de conhecer e aceitar a Cristo., vamos continuar em efésios.

 

"Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nos mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo- PELA GRAÇA SOIS SALVOS". (Ef 2.4,5)

 

Vemos claramente aqui, que o homem na queda, tornou-se completamente incapaz e sem poder, (morto) quer para desejar a Deus, quer para servi-lo, quer para conhecê-lo, quer para buscá-lo, a menos que Deus o capacite e lhe dê vida em Cristo.

 

Escreve Richard P. Belcher em seu livro " Uma Jornada na Graça". Sendo assim, a inclinação do homem natural é para o mal e não para o bem, essa é a natureza do homem, como Paulo diz: que não há um homem justo, um sequer. Daí por natureza não buscarmos por nós mesmo, a unidade da igreja, pois ela está relacionadacom a santificação, como veremos, adiante.

 

2.         O QUE É A UNIDADE DA IGREJA LOCAL?

 

Não vamos aqui entrar no mérito do significado da palavra "EKKLESIA" (chamado para fora), que muitos relacionam com o chamado missionário da igreja, ou como ASSEMBLEIA, para tratar de assuntos do povo. Gostei muito quando o pastor Marcelo, relacionou com a palavra comunidade , do latim "COMUNITATE", que nos da uma idéia de seres que vivem em um mesmo local, nos trazendo também a noção de estarmos juntos,com a mesma finalidade, com o mesmo fundamento.

 

Para entendermos o significado de unidade da igreja, vamos compará-la com um corpo onde cada membro vive em perfeita harmonia, auxiliando e mantendo uns aos outros, sendo essa comparação  amplamente utilizada pelo apóstolo Paulo em suas cartas:

 

"O certo é que há muitos membros, mas um só corpo". (1Co 12.20)

"Ora vós sois corpo de Cristo, e, individualmente, membro desse corpo". (1Co 12.27)

"Ele é o cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para em todas as coisas ter primazia" (Co 1.18)

 

O apóstolo Paulo, em 1Co.12, fala das diversidades dos dons e das realizações e, no verso 25, ele deixa claro que não pode haver divisão no corpo, mas pelo contrário, cooperem os membros com igual cuidado, em favor uns dos outros, (com perfeita unidade).

 

Não podemos entender unidade na igreja, como simplesmente estarem os membros reunidos em um local, ou até mesmo, passando momentos agradáveis, em pescarias, encontros, passeios. Claro que tudo isso é importante para a vida da igreja e faz parte de um melhor relacionamento entre os irmãos, porem a unidade da igreja se baseia  no grande propósito de servimos a Cristo, obedecê-lo e testemunhá-lo, para que o mundo saiba que ele é  o enviado de Deus seu único filho, e que morreu na cruz em nosso lugar, para nos salvar, para nos dar vida e vida em abundância.

 

3.         POR QUE DEVEMOS BUSCAR A UNIDADE DA IGREJA?

 

a)         Para testemunhar a Jesus Cristo. (Jo 17.21)

b)         Para fortalecimento da igreja. (At 2.47)

c)         Para que o mundo creia. (Jo 17.21)

d)         Para o crescimento espiritual do crente.( 1Co 12.12-31)

e)         Para que a igreja permaneça no seu único fundamento, Jesus Cristo.(1Co 12.27)

 

Uma igreja que busca a unidade é uma igreja que se submete a ação do Espírito Santo, tornando-se uma igreja operante, evangelizando o mundo, anunciando a Jesus Cristo, seus membros são alegres e atuantes, buscando e permitindo o derramar do Espírito, tendo como cabeça o nosso Senhor Jesus Cristo.

 

É necessário também deixarmos bem claro que a unidade será com aqueles que compartilham o mesmo fundamento, não significa passividade diante das trevas e da sagacidade de Satanás. Tiago nos ensina que a sabedoria Divina é primeiramente pura depois pacífica (Tg 3.17-18) e argumenta que é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

 

Para que haja unidade  é necessário que haja santificação, para que haja santificação é necessário que haja avivamento, para que haja avivamento é necessário o derramar do Espírito, para que haja o derramar do Espírito é necessário oração, oração,..., oração e mais oração. Louvamos a Deus por nossa igreja ser uma igreja de oração. Fraternalmente, em Cristo. Pb. Gilson dos Santos

 

A Deus toda a glória!

domingo, 6 de março de 2011

Tema: A BENÇÃO DE SER DIÁCONO

"Ora, naqueles dias, crescendo o número de discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas  eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram, não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois  irmãos, entre  vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, os quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós  preservaremos na oração e no ministério da palavra." (At 6.1-4)

    

Amados irmãos diáconos, no último domingo, dia 27 de fevereiro de 2011, fiquei muito feliz quando ao procurar o nosso irmão diácono Noel, homem piedoso e temente a Deus, para pedir-lhe  ajuda para uma irmã que passa por dificuldade  financeira e  fui atendido com muito amor e carinho, dando solução para o problema.  Agradeço a  Deus pela vida de nossos diáconos. Gostaria de relembrar aos amados da importância desse ministério e as qualidades que o diácono deve possuir, à luz das Escrituras.


O diaconato é um modelo do novo testamento, como vemos no texto acima. Foi  direção do Espírito Santo que levou a igreja do velho testamento a criar o diaconato. A sabedoria trouxe à luz o diaconato, dando-lhe existência, e ele tem assim uma finalidade divina, sendo assim, os diáconos devem ser ungidos e com características especiais de um servo do Senhor.

 

Com base em At 6.1-4, vamos destacar algumas qualidades do diácono, dadas unicamente pela misericórdia de Deus, sem nenhum merecimento pessoal e com o propósito da edificação da igreja.

 

1. BOA REPUTAÇÃO – (v 3). A palavra grega que traduz por testemunha e donde vem o vocábulo "mártir" relaciona-se com ela e tem aqui o significado de pessoa de quem os homens falam somente coisas boas. Não importa o que um homem possa dizer de si mesmo; o que vai pesar na balança é o que os de fora da igreja dizem dele. Os diáconos devem ser pessoas que gozem de boa reputação no consenso popular.

 

2. CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – (v 3). O diácono deve ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, o vocábulo grego que traduz a palavra cheio é "plere" significa, coberto inteiramente, permeado totalmente por alguma coisa, completo, não faltando em nada, denotando portanto, sinceridade absoluta, dedicação, de corpo e alma. Para o diácono constitui um chamado para grandes ações.

 

3. CHEIO DE SABEDORIA – (V 3). O diácono deve ser uma pessoa cheia de sabedoria, sabedoria aqui, não significa que o diácono deve ser um homem letrado. Os homens de muitas letras nem sempre são sábios. A vida e o ministério de qualquer pessoa, poderá de fato ser mais ricos e de maior êxito quando está presente uma erudição verdadeira. Não obstante, a sabedoria aqui exigida, é a de elevada ordem espiritual. Á luz das responsabilidades do ofício para o qual foi separado.

 

4. CHEIO DE FÉ – Como Estevão - (v 5).  O diácono deve ser homem cheio de fé. O homem torna-se irresistível, quando revestido do Espírito e cheio de fé. Uma das qualidades apontadas por Paulo em 1Tm 3.9: Que o diácono guarde o mistério da fé em uma pura consciência, mistério no novo testamento  quer dizer "segredo revelado". Refere-se  à completa revelação de Deus que está em Jesus Cristo. Assim o credo do cristão è aquilo que ele crê acerca de Cristo. O diácono deve firmar bem isso em seu coração, de modo inabalável, como o fato central de sua razão de ser.

 

5. HOMEM DE NEGÓCIO – (V3). Em outras traduções, temos a palavra serviço, no lugar de negócio, que no grego aqui a palavra é "chreia", que fundamentalmente significa, necessidade. O diácono é um servo de Deus a serviço da igreja, por isso tem ele que aparelhar a sua vida com as necessidades dos membros de sua igreja.

 

Podemos então dizer, que ser um diácono, é  atender um chamado de Deus e ter a consciência de que o ofício do diaconato requer do servo do Senhor qualidades que só podem ser obtidas  quando nos colocamos aos pés da Cruz, totalmente submissos à vontade do Pai e atentos à voz do Espírito Santo. Que Deus continue abençoando os nossos amados diáconos. Fonte: O DIÁCONO NA BÍBLIA- ROBERT E. NAYLOR. Fraternalmente, em Cristo. Pb. Gilson dos Santos.

 

A Deus toda a glória!

terça-feira, 1 de março de 2011

Tema: A IGREJA VERSUS O MUNDO

Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia (1Jo 3.13)

Por que os evangélicos tentam desesperadamente cortejar o favor do
mundo? As igrejas planejam seus cultos de adoração para servir os "sem
igrejas". Os produtores cristãos imitam a coqueluche mundana do
momento em termos de música e entretenimento.

Os pregadores se sentem aterrorizados de que a ofensa do evangelho
possa fazer alguém se voltar contra eles; então deliberadamente,
omitem parte da mensagem e que pode não agradar o mundo, escreveu John
MacArthur, em seu livro COSMOVISÃO BÍBLICA.

Amados este é um comportamento totalmente inerente do pensamento
pós-moderno, onde não existe a verdade absoluta ou universal, no
entanto, nós crentes, cremos firmemente que a Bíblia é a palavra de
Deus, portanto ela traduz a verdade absoluta e universa, Não obstante,
a igreja atualmente está, cheia de gente que advoga idéias
pós-modernas totalmente incompatíveis com a verdade.

Amados, não podemos nos calar, não podemos nos acovardar, pois temos
um chamado para pastorear a igreja do nosso Senhor Jesus Cristo, como
o apóstolo Paulo nos adverte em Atos 20: 29 e 30. "Eu sei que depois
da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão
o rebanho. E que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas
pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles".

Que Deus nos abençoe e continuemos firmes nas verdades absolutas do Evangelho.